10 COISAS QUE FAZEM OS HOMENS FELIZES

Você consegue pensar em dez itens que conseguem deixar os homens que você conhece felizes?



Se, como dizem (ou melhor, dizemos nós, mulheres), os homens são todos iguais, não deveria ser difícil agradá-los, mas sabemos que a realidade não é bem assim. A verdade é que, tendo uma natureza tão diferente da masculina, nos é muito difícil entender como a alma dessas criaturas funciona. Enquanto acreditamos que eles gostariam de um jantar romântico os ingratos, na verdade, só querem jogar videogame a tarde toda.

O site Askmen.com, dedicado ao público masculino, publicou uma lista com dez coisas que fazem os homens felizes de verdade. A lista foi elaborada pelo economista comportamental Nick Powdthavee, da Universidade de York, que escreveu o livro “A equação da felicidade”. Acompanhe a lista e saiba como agir quando quiser deixar os homens da sua vida pulando de alegria.


1 – Passar um tempo com os amigos
Alguma novidade? Se você já teve um namorado, irmão ou amigo nessa vida, sabe que essa é uma verdade absoluta. Os homens se sentem completamente à vontade no meio de seus semelhantes. Talvez porque ali o território é livre e eles podem ser tão guturais quanto quiserem, sem a interferência de mulheres reclamando de arrotos, palavrões e bagunça espalhada. “É uma atividade que produz um longo e constante fluxo de serotonina, um dos hormônios responsáveis pela felicidade”, explica Powdthavee.

2 – Ter mais saúde que os demais
A saúde, naturalmente, é uma preocupação comum a todas as pessoas, homens ou mulheres. No entanto, aparentemente, nosso conceito de saúde depende não somente das doenças das quais sofremos, mas também da incidência dessas doenças no meio em que estamos inseridos. “Aparentemente, não nos sentimos tão mal por um problema de saúde se muitos de nossos amigos sofrem da mesma doença”, diz Nick. O fato de ser mais saudável que as outras pessoas contribui para a felicidade.

3 – Ter uma parceira feliz
Sabe quando alguém perto de você começa a rir e, logo, todas as pessoas ao redor estão rindo junto, mesmo que não saibam o motivo? Nos relacionamentos, funciona mais ou menos assim: um homem tem mais chances de se sentir feliz se tiver uma companheira com atitude positiva diante da vida. Segundo o autor da lista, “um dos segredos para ter um casamento feliz é ter uma companheira feliz”.

4 – Trabalhar com o que amam
E quem não gostaria de trabalhar com aquilo de que gosta? Para Powdthavee, os homens que trabalham fazendo o que amam são tão felizes que nem se importam com quanto estão ganhando. É fácil de entender o motivo: como as pessoas passam a maior parte do tempo trabalhando, o tipo de atividade que elas desenvolvem e como se sentem em relação a isso é um fator determinante para medir a satisfação individual.

5 – Ser solidário
Ajudar outras pessoas torna a vida mais agradável. Essa afirmação tem a ver com sentir-se útil, enquanto parte de uma comunidade, de acordo com Powdthavee.

6 – Casar-se
Isso mesmo, meninas, o casamento não representa uma condenação eterna para todos os homens, pelo contrário. Nick afirma que eles tendem a se sentir mais felizes quando estão casados, porque “o matrimônio aumenta a expectativa de vida dos homens”. No entanto, ele também diz que “a maior parte dessa felicidade é sentida, em geral, durante o primeiro ano de casamento”. Triste notícia.

7 – Morar perto do trabalho
Quem mora em cidade grande sabe como é desagradável passar horas preciosas do dia preso em congestionamentos gigantes, ou circulando de transporte público. Viver próximo ao trabalho diminui consideravelmente os níveis de estresse e ajuda a alcançar uma vida mais feliz.

8 – Ser jovem ou ser velho
Quando crianças, nossa alegria parece não ter fim. Durante nosso crescimento, de alguma forma nos tornamos tão preocupados com as circunstâncias adversas que tendemos a sofrer algumas crises; por fim, quando envelhecemos, recuperamos a mesma alegria de viver que tínhamos quando jovens. Segundo Powdthavee, é o que chamamos de “crise de meia-idade”.

9- Sexo
Tratando-se de uma lista sobre os homens, era de se esperar que esse item estivesse entre os primeiros lugares. Mesmo assim, o sexo representa uma importante ferramenta para fazer os homens mais felizes. De acordo com uma pesquisa feita pelos economistas David Blanchflower e Andrew Oswald, pessoas que fazem sexo regularmente são, efetivamente, mais felizes que as demais.9 – Sexo

10 – Ganhar mais que os outros
Como não poderia deixar de ser, aqui figura um exemplo clássico da competitividade masculina. Não basta ter dinheiro, é preciso ter mais dinheiro que as demais pessoas. Os homens, aparentemente, querem sempre se sentir mais bem sucedidos que seus amigos e colegas de trabalho, por exemplo.
Tudo bem que a lista feita por Powdthavee diz respeito aos homens, mas não parece uma metáfora quase perfeita do que nós, mulheres, também consideramos indispensável para a felicidade? As diferenças entre cada um existem, mas com certeza os homens que você conhece ficam felizes com pelo menos algum dos itens desta lista.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Layout feito por Bianca Pimentel |